terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reforma Agrária - 35 anos

26 de Janeiro de 2010. Cumprem-se hoje 35 anos, sobre a decisão de avançar com a Reforma Agrária. Capricho Bejense foi o local histórico da decisão.
Cumprem-se hoje 35 anos sobre a decisão tomada em Beja, na Capricho Bejense, de avançar com a implementação da Reforma Agrária em Portugal. O dia 26 de Janeiro de 1975, torna-se numa data histórica, num processo que teve início no distrito, mercê da assinatura dos primeiros contratos de trabalho no sector agrícola, em alguns casos não cumpridos pelos proprietários das terras e que levou há ocupação das mesmas.
José Soeiro, na altura presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas, e um dos intervenientes no processo, recorda que a assembleia “marcou uma reviravolta” num sector onde havia “14.000 desempregados, nas 72 freguesias do distrito”, presentes no encontro.
A Reforma Agrária era uma “bandeira política”, que foi necessário levar à pratica “face à postura dos proprietários de não produzirem e promoverem o desemprego dos trabalhadores”, nesses casos as terras foram ocupadas.
Nas memórias da Reforma Agrária, José Soeiro, recorda a resistência dos proprietários, como foi o caso do Monte do Outeiro, na freguesia de Santa Vitória, concelho de Beja, ocupado em 10 de Dezembro de 1974, e que posteriormente foi alvo de uma intervenção do Estado por se tratar de um caso de “sabotagem económica”. in vozdaplanicie.pt

1 comentário:

  1. Reforma Agrária, é para esquecer, pois foi um periodo negro da nossa democracia.
    Robalheira agrária nunca mais!

    ResponderEliminar