domingo, 24 de janeiro de 2010

Portugal é um dos piores países para viver a reforma

A revista “Internacional Living” diz que o Equador é o melhor País para os reformados. Portugal aparece em 20º lugar, no ranking dos 29 países analisados. Valverde Martins, do FARPIBE/MURPI - Federação das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Beja, diz que até lhe parece "uma posição benevolente para um País onde existem muitos idosos a viver abaixo do limiar da pobreza".
A revista “Internacional Living” analisou em 29 países, um conjunto de parâmetros essenciais para garantir o bem-estar na terceira idade e Portugal aparece na 20ª posição, na listagem apresentada, enquanto que o Equador é apontado como o lugar ideal para gozar a reforma, de forma tranquila. Entre os factores analisados estão os preços das casas, os benefícios dados aos aposentados, a oferta cultural, o nível de cuidados de saúde prestados, o clima e as infraestruturas. Valverde Martins, do FARPIBE/MURPI – Federação das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Beja, já comentou a posição em que o nosso País se encontra, naquele ranking, dizendo que “Portugal até teve uma pontuação benevolente, principalmente se tivermos em atenção que existem muitos idosos a viver abaixo do limiar da pobreza”.
“O FARPIBE/MURPI está a conversar com as associações do distrito, de apoio à terceira idade, e as informações que tem recebido não são as melhores, na medida em que foram detectadas situações graves nos concelhos de Ourique e Mértola, no que diz respeito por exemplo, às habitações”, disse também Valverde Martins. “A estes constrangimentos juntam-se ainda as pensões baixas praticadas em Portugal e o deficiente sistema de Saúde do nosso País”, acrescentou, igualmente, Valverde Martins, adiantando que “no próximo dia 30 será efectuado um encontro do FARPIBE/MURPI para discutir estas questões”. in vozdaplanicie.pt

1 comentário:

  1. Perguntem ao Paulo quanto recebe de reforma, estando dois mandatos na Câmara, e depois comparem...

    ResponderEliminar