Definida lista de 77 pré-finalistas de todo o País
A organização da eleição das «7 Maravilhas Naturais de Portugal» revelou ontem a lista de 77 pré-finalistas da iniciativa, durante a qual cada uma das sete categorias vai ser disputada por 11 locais. O resultado do processo pode ser conhecido na página oficial da iniciativa (http://www.7maravilhas.sapo.pt/).
Do Alentejo, foram escolhidos para esta fase o
Pulo do Lobo (Mértola), o
Vale do Guadiana (Mértola/Serpa), o
Cabo Sardão (Odemira), a
praia da Zambujeira do Mar (Odemira), o
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Alentejo/Algarve), os
montados de sobro e azinho de Avis e a
Serra de Marvão.
Segundo um comunicado da New 7 Wonders Portugal, a lista foi definida por 77 representantes de todo o País e de várias áreas profissionais, como biologia, sociologia, botânica, jornalismo, engenharia do ambiente ou turismo. A diversidade do conjunto de nomeados a nível geográfico e de categoria, a importância ecológica dos locais, o seu significado histórico e cultural, o estado de conservação da zona e a ausência de intervenções humanas por razões estéticas constituíram os critérios de base para a escolha.
A organização explicou que, nesta segunda fase (inicialmente foram seleccionadas 323 candidaturas de 270 locais do continente e ilhas), algumas áreas estão nomeadas em mais do que uma das sete categorias – grutas e cavernas, praias e falésias, florestas e matas, grandes relevos, zonas aquáticas não marinhas, zonas protegidas e zonas marinhas.
A próxima etapa será a eleição das 21 maravilhas finalistas, uma lista a divulgar a 7 de Março e que terá de incluir pelo menos um candidato de cada região do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).
Seguir-se-á a votação do público, até 7 de Setembro, e a realização da cerimónia final, no mesmo mês, na Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel (Açores).
Segundo a ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro, o evento vai permitir «confirmar o que de melhor existe em Portugal do ponto de vista paisagístico e de biodiversidade». «A iniciativa das 7 Maravilhas Naturais de Portugal acontece quando se assinala o Ano Internacional da Biodiversidade. É objectivo do Ministério do Ambiente alertar todos para a importância deste tema, pois a perda de biodiversidade a médio e longo prazo vem traduzir-se na perda da nossa qualidade de vida», defende a responsável, citada pela organização. in alentejopopular.pt
Cuidado que a ADPM vai votar contra o Pulo do Lobo!!
ResponderEliminar