domingo, 28 de fevereiro de 2010
Taça de Portugal de Maratona na Mina de S. Domingos
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
E faz hoje 1 ano!
Retenho estas palavras de uma habitante do Pomarão: "...isso (o facto da ponte ter sido construída) foi Deus que apareceu cá, ao pé de nós...".
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
CDU BEJA levanta questões de pessoal
Recebemos, na nossa Redacção, o boletim CDUBEJA – vereadorescdubeja@gmail.com, do qual transcrevemos a notícia seguinte:
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Novos tempos, novos desafios!
Concelhia de Mértola do PCP denuncia falta de médicos de substituição
A falta de médicos de substituição está a afectar, desde Novembro de 2009, o serviço de urgência do Centro de Saúde de Mértola. A denúncia é feita, em nota de imprensa, pela Concelhia do PCP. A Concelhia de Mértola do PCP denuncia, em nota de imprensa, a falta de médicos de substituição no Centro de Saúde. Uma situação que, de acordo com os comunistas, está a afectar o serviço de urgências desde Novembro do ano passado.
Para a concelhia do PCP esta unidade de saúde não pode ser apenas um local onde se realizam consultas previamente marcadas porque as populações têm direito ao serviço de urgência. José Rodrigues, da Concelhia de Mértola do PCP, afirmou ainda que tem existido a denuncia e a reivindicação da resolução deste problema mas só ontem,depois de ter saído a nota de imprensa, é que a autarquia deu conta que a situação em princípio estaria ultrapassada. No entanto, José Rodrigues não está satisfeito porque diz que a solução encontrada, através do pagamento de horas extraordinárias aos profissionais, é temporária e aquilo que é preciso é que seja definitiva para que o serviço de urgência esteja sempre a funcionar.
José Soeiro questiona Governo sobre posto da GNR de Mértola
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Qualquer dia caiem!
É o Posto da GNR de Mértola
Telhado da Câmara de Beja ruiu quase atingindo vereador
Uma parte do telhado do edifício dos Paços do Concelho ruiu esta manhã provocando estragos num gabinete da vereação. O vereador José Velez, que se encontrava no gabinete, escapou por pouco à queda do tecto falso e dos candeeiros. Jorge Pulido Valente já havia alertado para o estado dos edifícios municipais. A Câmara está a fazer uma avaliação da situação. Jorge Pulido Valente equaciona a possibilidade de transferir para outro edifício os funcionários e os serviços que se encontram no primeiro andar da Câmara de Beja. O autarca afirma que recebeu os imóveis em “estado lastimável”. Pulido Valente considera a situação “crítica” pois poderia ter provocado “vítimas”. Ao que a Rádio Pax apurou a derrocada de parte de uma parede no posto de Mértola da GNR provocou estragos numa viatura. in radiopax.com
Obras no IP2 arrancam ainda em Fevereiro
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Conferência 100 anos da República
A Escola Profissional Alsud, em Mértola, promove hoje uma conferência sobre o centenário da República. O Historiador Constantino Piçarra e o Jornalista Paula Barriga, são os intervenientes convidados. A iniciativa está agendada para as 14.30 no Cine-Teatro Marques Duque em Mértola. Virgílio Lopes, docente da Escola Profissional, sublinhou em declarações à Rádio Pax que a conferência pretende esclarecer os alunos e a comunidade em geral sobre as mudanças ocorridas na região após a implantação da República. A conferência é aberta à comunidade. in radiopax.com
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Câmara de Mértola dinamiza projecto “Mértola - concelho terapêutico”
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Mértola pode vir a ter nova unidade móvel
Semana Gastronómica do Porco
Rua Dr. Vargas
Mina de S. Domingos
Tel. 286 640 000
Pratos apresentados: Burras no forno; Migas à alentejana; Medalhões de porco
preto com molho de vinho do Porto tinto
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Pulo do Lobo e Vale do Guadiana pré-finalistas
"Azul Profundo" de Pedro Solá na Casa das Artes Mário Elias
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Carnaval na Mina de S. Domingos
Esta organização do Centro Republicano 5 de Outubro conta com o apoio da Câmara Municipal de Mértola, da Junta de Freguesia da Corte do Pinto. Da La Sabina – Sociedade Mineira e Turística, SA, dos Comerciantes da Mina de S. Domingos e do Centro Social dos Montes Altos. in cm-mertola.pt
C.M. Beja e ADPMértola reuniram
A Câmara Municipal de Beja reuniu com Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em causa os protocolos celebrados entre as duas partes, nomeadamente a gestão da Universidade Sénior, Ruralbeja e execução de projecto encomendado pela edilidade.
Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Beja, refere que a denuncia do protocolo com a ADPM, quanto à gestão da Universidade Sénior, “foi pacífica”, tendo em conta que a associação também “não tinha interesse” em manter a situação, acrescentando que o número de alunos no estabelecimento “está normalíssima e sem quebras”.
O presidente da Câmara de Beja afirma que foi analisada a situação de pagamentos em atraso à ADPM, justificando que em causa “estão 55.000 euros”, que a edilidade “vai assumir”, mas, só depois de Maio, face à situação financeira.
Recorde-se que depois da denúncia do protocolo com a ADPM e a Cooperativa Cultural Alentejana a gestão da Universidade Sénior passou para a Associação Alentejo XXI, estando a funcionar no Campus Universitário nas antigas instalações em madeira da ESTIG. in vozdaplanicie.pt
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Fluviário do Guadiana
A proposta, que partiu do ICN, foi de imediato agarrada pela autarquia da "Vila Museu", que tem vindo a desenvolver contactos para reunir parceiros e candidatar o projecto ao QREN, por forma a assegurar financiamento.
Segundo Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, o futuro Fluviário do Guadiana "está assente em três áreas: mostra, estudo e pesquisa das espécies piscícolas autóctones do rio, algumas delas protegidas e em vias de extinção, como o saramugo".
A fauna piscícola do rio Guadiana é muito variada, podendo encontrar-se espécies como saboga, corvina, enguia, eiró, robalo, lúcio, barbo, saramugo, lampreia e esturjão, entre outros. Tendo em conta que muitas das espécies são migradoras, o Pulo do Lobo, obstáculo natural situado a uma dezena de quilómetros de Mértola, representa o limite de progressão, para que o trabalho a efectuar no Fluviário seja decisivo para o desenvolvimento do ciclo de vida em água doce.
Lembrando o sucesso que tem tido o Fluviário de Mora, no que diz respeito a visitantes, o autarca de Mértola sublinha que a componente de estudo e pesquisa, é decisiva para salvar algumas espécies". Estudar o processo de vida das várias espécies em espaço fechado e pesquisa "doenças e outras variações" que as possam apresentar, serão dois importantes passos a desenvolver.
O Fluviário, que terá uma área de 300 metros quadrados, está orçado em cerca de 400 mil euros. O financiamento envolve , com participação do ICN, Câmara e EDIA, contando o projecto ainda com verbas comunitárias. O município disponibiliza o terreno para edificar a infra-estrutura. De acordo com Jorge Rosa, a obra deverá arrancar no início do segundo semestre deste ano, sendo de um ano o prazo de execução. in jn.sapo.pt foto retirada daqui - http://www.fluviariomora.pt/
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
AMALGA vai devolver 1 milhão de euros a Bruxelas
No decurso da reunião do Executivo da Câmara de Beja, realizada ontem, Jorge Pulido Valente, presidente da edilidade e vogal do Conselho Executivo da AMALGA-Associação de Municípios para a Gestão do Ambiente, referiu que a situação financeira da associação e da empresa intermunicipal Resialentejo “é muito complicada”, falando da existência de “um buraco”, justificando que não se sabe “onde vai parar”
Jorge Pulido Valente, revelou que há a “obrigação de devolver um milhão de euros a Bruxelas”, por erros de gestão, referindo a existência de municípios que “não pagam as comparticipações dos investimentos”, acrescentando que é entendimento procurar “um parceiro privado”, para viabilizar a associação e a empresa.
Miguel Ramalho, vereador comunista e vogal no anterior Conselho afirmou não “fazer comentários sobre o buraco”, justificando que o presidente da câmara é “useiro em encontrar buracos”, justificando que “o maior buraco”, é a actual maioria na câmara.
Recorde-se que as dívidas dos municípios integrantes da AMALGA, é uma situação recorrente, e que em 2003 levou à suspensão de recepção de resíduos provenientes de Ourique, face à dívida desta autarquia então presidida por José Raul dos Santos e que, em 9 de Maio desse ano, levou ao encerramento temporário da Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos de Ourique/ Castro Verde. in vozdaplanicie.pt
Dansul apresenta Hip Hop
“Nestas apresentações irão mostrar o trabalho feito desde Outubro de 2009 com a professora convidada Bruna Félix, que leccionou Hip hop, Funk e dança criativa. Esta actividade integra o projecto Dansul - dança para a comunidade no sudeste alentejano e tem a direcção de Paula Varanda e Joana Cavaco”. in cm-mertola.pt
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Morreu Rosa Lobato de Faria
A actriz e escritora estava internada num hospital privado, há uma semana, devido a uma anemia grave. O estado de saúde de Rosa Lobato Faria tinha-se tornado frágil depois de uma infecção intestinal no Verão de 2009, que obrigou a uma intervenção cirúrgica de emergência.
Rosa Lobato de Faria nasceu em 1932. Tornou-se conhecida do público como actriz ao participar em séries televisivas dramáticas (Cobardias, A Mala de Cartão, Os Melhores Anos), de humor (Humor de Perdição, Nem o Pai Morre, Nem a Gente Almoça) e telenovelas (Vila Faia, Origens, Ninguém como Tu). Foi também argumentista de programas televisivos.
No cinema entrou em filmes de João Botelho (Tráfico e A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América) Lauro António (Paisagem Sem Barcos e O Vestido Cor de Fogo) e Artur Semedo (O Barão de Altamira), entre outros.
Como escritora, estreou-se tarde, em 1995, com O Pranto de Lúcifer. Recebeu o prémio Máxima de Literatura 2000 por O Prenúncio das Águas. No total publicou doze romances e o seu trabalho poético encontra-se reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, editado em 1997. Alguma da sua obra encontra-se traduzida e publicada em Espanha, França e Alemanha. Escreveu ainda diversos livros infantis.
Gravou, para a 101 Noites, o audiolivro O Gigante Egoísta e Outros Contos.
Foi ainda letrista de canções, com sucesso no Festival RTP das Canções - obteve quatro vezes o primeiro lugar, com Amor de Água Fresca, Chamar a Música, Baunilha e Chocolate e Antes do Adeus.
Em comunicado, a actual editora de Rosa Lobato Faria, a Porto Editora, já veio comunicar o falecimento e confessar o «enorme pesar» que a notícia provoca, aproveitando para endereçar condolências à família. in livros.sapo.pt/noticias/artigo/17643.html
A CDU não se orgulha...
já nem com pastilhas vai!
PS valoriza verbas do Orçamento de Estado para o distrito de Beja
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Terra Deserta
“Terra Deserta” é o mote para uma exposição de fotografia que vai ser, hoje, inaugurada na sede da Associação de Defesa do Património de Mértola.
Esta mostra resulta da tese final de licenciatura de alunos do Instituto Europeu de Design em Turim, que durante 10 dias viajaram pelo Alentejo e Algarve.
A exposição, que reúne 86 fotografias, pretende alertar para o fenómeno da desertificação e sensibilizar os visitantes para as consequências que daí advêm.
“Terra Deserta” pode ser apreciada até ao próximo dia 26, das 9.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas. in vozdaplanicie.pt
Unidade Móvel inicia campanhas de prevenção de 2010
Para além das campanhas de prevenção, a Unidade Móvel irá prestar cuidados de enfermagem cedidos pelo Centro de Saúde Mértola.