terça-feira, 6 de julho de 2010

Gestão do tratamento de esgotos e de água em alta deixou de ser municipal

A Águas Públicas do Alentejo, S.A (AgPA) já assumiu a responsabilidade pela gestão do sistema de saneamento básico e abastecimento de água em alta, em 21 municípios alentejanos e o primeiro a ser contemplado foi o de Barrancos. A Águas Públicas do Alentejo, S.A (AgPA) assumiu, desde o passado dia 1, a responsabilidade pela gestão do sistema de saneamento básico e abastecimento de água em alta, em 21 municípios alentejanos.
O primeiro Município a ser contemplado foi o de Barrancos, que viu, recentemente, a gestão do tratamento de esgotos e de água em alta deixar de ser municipal. Enquanto entidade gestora, a AgPA, será a responsável pela concepção, projecto, construção, exploração e gestão concessionária do sistema de exploração e gestão dos serviços de água em alta relativos ao sistema público integrado da Águas do Alentejo, resultante da parceria pública estabelecida entre o Estado e os 21 municípios Alentejanos aderentes: Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira.
O investimento em infra-estruturas do Sistema está estimado em cerca de 228 milhões de euros. Cerca de 156 milhões dizem respeito aos subsistemas de abastecimento de água e os restantes 72 milhões são destinados aos subsistemas de saneamento. O Sistema Público da Águas do Alentejo tem uma área territorial que resulta do conjunto dos 21 municípios aderentes e já identificados, abrangendo cerca de 248.329 habitantes, constituindo assim, 18 por cento da área de Portugal continental. Através deste sistema pretende-se promover a concepção e assegurar a construção e exploração, nos termos dos respectivos projectos, das infra-estruturas, das instalações e dos equipamentos necessários à captação, ao tratamento e ao abastecimento de água para consumo público e à recolha, ao tratamento e à rejeição de águas residuais. in vozdaplanicie.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário