sexta-feira, 9 de julho de 2010

Baixo Alentejo tem vasto programa para celebrar 100 anos da República

Que influência teve o Baixo Alentejo na instalação do sistema republicano em Portugal há 100 anos e que papel desempenharam baixo-alentejanos como Brito Camacho e Inocêncio Camacho durante os tempos da I República – estas são apenas duas das muitas questões que irão marcar o ciclo de conferências "O Alentejo e a I República", promovido no próximo mês de Setembro, entre os dias 24 e 26, pelo Centro de Estudos Documentais do Alentejo (CEDA), Câmara de Beja e Instituto Politécnico de Beja (IPB).
Integrada no âmbito das comemorações do Centenário da República, o programa da iniciativa, que vai passar por Beja, Aljustrel e Mina de São Domingos e foi apresentado no início da semana, em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho da autarquia bejense, vai trazer à região inúmeros especialistas académicos, além da figura do antigo Presidente da República Mário Soares.
"Esta é uma iniciativa fantástica. Associámo-nos [a ela] desde o início e vamos prestar todo o apoio que seja necessário para que o evento seja um sucesso", frisou na ocasião o vereador bejense Miguel Góis, corroborado por Aldo Passarinho, do IPB: "Foi com muito agrado que acolhemos esta proposta do CEDA no sentido de comemorarmos esta data tão importante para a nossa República. Todo o apoio que for necessário e nos seja possível prestar ao CEDA e ao evento será dado".
Debates e mais debates
O ciclo "O Alentejo e a I República" arranca a 24 de Setembro no auditório do IPB com a sessão de abertura, a apresentação de uma edição especial da revista "Memória Alentejana" (editada pelo CEDA) e a inauguração da exposição "A República e o Alentejo". Depois seguem-se os painéis "A República e os Movimentos Sociais e Laborais" (com António Ventura, Alice Samara e Eduardo Raposo), "A I República: Política e Políticas" (com Fernando Rosas, Luís Farinha e João Silva), "A I República em Perspectiva Regional" (com João Madeira, Manuel Baiôa, Cláudio Torres e João Honrado) e "A Iconografia da República" (com António Pedro Vicente, Leonel Borrela e António Martins Quaresma). O dia fecha com a intervenção do presidente do IPB, Vito Carioca, e um concerto com a banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense.
A 25 de Setembro a iniciativa arranca com o tema "O Pensamento, a Cultura e a Imagem na I República" (com António Pedro Vicente e António Martins Quaresma), a que se seguem palestras com João Mário Caldeira, Fernando Gameiro, António Reis, João Esteves, António Candeias e Rosa Calado. Ao fim do dia, no painel de encerramento, é esperada a presença de Mário Soares e José Orta, enquanto que de noite há teatro no Pax Julia com a peça "Os Republicanos", pela companhia Teatro ao Largo.
No último dia, a 26 de Setembro, o debate "muda-se" de manhã para a sede do Centro Republicano de Instrução e Recreio Aljustrelense com o painel "Movimento Operário na I República", enquanto que de tarde será a vez do Centro Republicano 5 de Outubro, na Mina de São Domingos, receber uma conversa sobre "Imprensa e Associativismo na I República", a que se seguirá a inauguração da exposição "Imprensa Local em Mértola".
A organização da iniciativa "O Alentejo e a I República" pretende igualmente levar a discussão destes temas para junto dos mais novos, através da realização de workshops em escolas de Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvito, Beja e Mértola, além de ter agendados debates em Setúbal (a 1 de Outubro) e na Casa do Alentejo, em Lisboa (a 4 de Outubro).

Sem comentários:

Enviar um comentário