quinta-feira, 29 de julho de 2010

Câmaras não garantem regresso ao Conservatório

O Conservatório Regional do Baixo Alentejo aprovou por unanimidade as novas regras de comparticipação dos municípios associados. A fórmula encontrada privilegia componentes como o número de habitantes e de alunos. Nesse sentido o município sede (Beja) e os pólos (Castro Verde e Moura) aumentam as suas comparticipações para que a contribuição das restantes Câmaras baixe.
Os municípios de Cuba, Mértola, Barrancos e Ourique não integram o Conservatório. Cuba, Mértola e Ourique foram expulsos por atraso nos pagamentos.
O regresso destas autarquias vai ser proposto e discutido na próxima Assembleia Geral do Conservatório. Contactado pela Rádio Pax, Francisco Orelha, presidente da Câmara de Cuba, não fala para já sobre esta matéria. Pedro do Carmo, presidente da Câmara de Ourique, ainda não tomou uma decisão mas mostra alguma “relutância” em voltar.
Jorge Rosa, presidente do município de Mértola, admite reintegrar o Conservatório se os seus critérios forem aceites. De acordo com o autarca a comparticipação ainda não está nos valores que a Câmara pretende.
A Rádio Pax tentou em vão falar com António Tereno, presidente da Câmara de Barrancos. in radiopax.com