quinta-feira, 25 de junho de 2009

Clube Náutico de Mértola­ – um oásis na planicíe


O Presidente do Clube Náutico de Mértola, Carlos Viegas, considera que “O clube é pedra fundamental no concelho ”. Em entrevista ao diário do Alentejo, Carlos Viegas fala da actual realidade do clube.
Mértola é uma vila que mora paredes-meias com o Grande Rio do Sul: o Guadiana. As suas águas, há muito utilizadas para as lides piscatórias, apresentam-se, também, como cenário propício para a prática desportiva. O Clube Náutico é a agremiação que mexe com uma modalidade, a canoagem, que tem conduzido a Vila Museu, e a região, a altos voos nacionais e internacionais.

Carlos Viegas, presidente do Clube Náutico de Mértola, é um dirigente com uma dedicação inolvidável a uma modalidade à qual se entregou de alma e coração: a canoagem. A sua percepção levou-o a tomar as rédeas de um clube que cresceu de forma imparável, fazendo da agremiação uma bandeira nacional. Em Mértola têm nascido verdadeiros campeões. Hoje, o Náutico é um clube com instalações próprias, a população aprecia os êxitos dos seus atletas e a canoagem é uma das modalidades preferidas na vila. Tanto mais que homens dos mais diversificados lugares do globo, principalmente do Leste da Europa, têm acorrido a Mértola para estágios de alta competição. Para congregar a aventura, as instalações do Clube Náutico proporcionam óptimas condições físicas para os atletas de nível mundial com os quais os jovens da terra têm aprendido muito.Vamos conhecer a actual realidade do Clube Náutico de Mértola com Carlos Viegas.
Qual ponto da situação do Náutico? O clube tem, actualmente, uma face visível, que é a canoagem, quer em termos de público quer por parte da Comunicação Social. No entanto, toda a estrutura assenta em princípios que superam a actividade desportiva. O Náutico tem cursos de formação profissional, o que lhe permite ter um conjunto significativo de pessoas a aprender na área desportiva e no turismo. São programas ocupacionais do potencial humano e são esses cursos que vêm dar outro impulso à actividade do clube. Há também um conjunto de outras actividades desportivas, mas não competitivas, nomeadamente a natação, ginástica para adultos, etc, as quais estão sob a nossa tutela. Somos responsáveis por parte significativa dos enriquecimentos curriculares dados pelo grupo de escolas de Mértola. Temos contratados um conjunto de professores de educação física, inglês e música, entre outros, o que nos permite chegar às crianças na própria escola. No fundo, este é o lado visível do Náutico de Mértola, uma vez que os nossos técnicos estão simultaneamente integrados em todas as actividades.

O clube tem crescido? Muito, em termos económicos e desportivos. O clube é hoje uma pedra fundamental no concelho. Temos um orçamento anual que, globalmente, ultrapassa os 750 mil euros e cerca de 60 pessoas que trabalham, directa e indirectamente, para a estrutura do clube.

O que se passa no campo desportivo? Na competição estamos a ter forte crescimento, fruto de um trabalho de qualidade que atingimos principalmente neste último no ano. Em termos nacionais temos atletas de grande nível e um deles está na selecção nacional de cadetes, e é já uma das grandes esperanças da canoagem portuguesa. Trata-se do Manuel Macias que, em conjunto com outro atleta do clube, o Gonçalo Ferreira, é em tripulações K2 e em K1, actualmente imbatível. Com os resultados obtidos, estes atletas têm trazido para o Náutico a entrada de praticantes mais novos. Neste momento temos três grupos de intervenção, chamemos-lhe assim. Um grupo de primeira linha, que participa em todas as provas de campeonatos nacionais e anda à volta de 20 atletas; outro grupo de mais 20 atletas que está em fase de iniciação, isto é, de crescimento e aprendizagem; e um terceiro grupo de jovens que vão pontualmente ao clube para actividades desportivas. Feitas as contas poderei avançar com cerca de 50 atletas a promoverem a canoagem em Mértola. in diariodoalentejo.pt

Veja a entrevista na íntegra aqui

Na minha opinião o clube é mais que uma pedra e um rochedo! Parabéns pelos recentes resultados e por tudo que trouxe de bom para Mértola.

Centro de Estágio do Guadiana

Blog Oficial

3 comentários:

  1. Então Carlos, como foi a receitas de bilheteiras das festas deste ano?

    ResponderEliminar
  2. ignorantes.........e pq não perguntam ao clube de pesca, guadiana e bombeiros...informem-se 1º.....e depois falem.....n sabem ler é....

    ResponderEliminar
  3. Eu quero comer tudo, eu quero comer tudo e eles não comem nada.
    atenção á gordura!!!!!!!!!

    ResponderEliminar