quarta-feira, 10 de março de 2010

Cavaco Silva no Baixo Alentejo para aplaudir "regresso" dos jovens à terra

O Presidente da República realiza esta sexta-feira e sábado mais um Roteiro para a Juventude, desta vez no Baixo Alentejo, dedicado ao empreendedorismo jovem no espaço rural. Cavaco silva quer louvar o “regresso à terra” dos mais jovens”. Numa região que normalmente é vista como uma zona "despovoada, inactiva e envelhecida", o Presidente da República quer mostrar os jovens empresários que tentam reanimar a região do Baixo Alentejo.
Valorizam a cultura local e apostam em projectos ligados à gastronomia e ao turismo.
Durante dois dias da IV Jornada do Roteiro para a Juventude, Cavaco Silva vai visitar quatro concelhos do Baixo Alentejo (Moura, Beja, Cuba e Almodôvar).
A visita começa em Moura, com uma visita ao Laboratório tecnológico da empresa municipal Lógica onde está em teste o projecto “Square Kilometer Array” (SKA), que consiste na instalação no hemisfério sul do maior rádio telescópio até agora construído.
Ao todo são cerca de 4000 antenas que ficarão instaladas ou no deserto da Austrália ou num deserto da África do Sul, não estando ainda definida a sua localização. Na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, ficarão instalados componentes que vão permitir testar os protótipos que futuramente irão integrar o radiotelescópio final. Se os testes correrem bem, alguns dos equipamentos poderão vir a ser construídos em Portugal. Um projecto de inovação a que a autarquia se associou. Em 2008, o presidente da Câmara de moura, José Maria Pós-de-Mina, foi um dos finalistas nomeados para Personalidade do Ano pela associação “One World”, sobretudo pelo apoio à central fotovoltaica da Amareleja.
Exaltar êxitos da região para combater êxodo rural
Em Cuba, Cavaco Silva vai encontra-se com jovens autarcas dos 14 concelhos do Baixo Alentejo. Já em Beja, visita a Igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, que está em fase de restauração, e o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que também já desenvolve actividades nos concelhos de Moura e Castro Verde, e tem, ao todo, mais de 500 alunos.
No sábado, na recta final da quarta jornada do Roteiro para a Juventude, Cavaco Silva começará por se deslocar ao concelho de Almodôvar, visitando a empresa Luís e Mateus, Comércio e Transformação de Produtos Alimentares, fundada no final da década de 90 e que tem actualmente uma facturação entre os três e os quatro milhões de euros, com uma produção semanal de enchidos na ordem das 15 toneladas.
Ainda em Almodôvar, o chefe de Estado irá visitar o Museu da Escrita do Sudoeste Alentejano e encontrar-se com jovens dirigentes associativo de um concelho que tem já cinco atletas olímpicos.
Antes do almoço, a comitiva regressará novamente a Beja, onde irá decorrer um encontro de jovens empresários do Baixo Alentejo em São Brissos, mais precisamente na herdade "Monte Novo e Figueirinha", um projecto de turismo rural onde é também produzido vinho e azeite.
A jornada do Roteiro para a Juventude encerrará com um almoço com cerca de uma centena de jovens empresários do Baixo Alentejo. A primeira visita de Cavaco Silva enquanto Presidente da República fora de Lisboa foi realizada precisamente a Beja, em 2006.
Também nesse ano, o primeiro roteiro presidencial, dedicado ao combate ao êxodo rural e ao envelhecimento da população, também passou pela região do Baixo Alentejo. in noticias.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário