quarta-feira, 11 de novembro de 2009

1º Encontro da Ovelha Campaniça

Dias 13 e 14 de Novembro
Quando se lembra o Alentejo é incontornável pensar-se nos extensos rebanhos que definem a planície e onde ainda é possível encontrar o pastoreio livre.
Os “Moirais” que teimam em resistir à indiferença do tempo talham uma economia profundamente marcada pela produção de pequenos ruminantese em simultâneo mantêm viva uma das paisagens particularmente ameaçadas do ponto de vista da biodiversidade, as pastagens extensivas.
No sentido da conservação das paisagens do Baixo Alentejo e das suas tradições, a Associação de Defesa do Património de Mértola organiza o 1º Encontro da Ovelha Campaniça, em Corte Gafo de Cima, uma pequena localidade no concelho de Mértola, onde para alem da calma feita de silêncio e manchada pelo casario branco que representa a beleza inóspita do Parque Natural do Vale do Guadiana a Ovelha Campaniça está em risco de desaparecer.
Contamos com a sua presença na certeza que o Encontro seja um pequeno passo no longo caminho a percorrer que é conservação da natureza.
Programa
9.00h -17.00h – Mostra de ovelhas e cabras e venda deprodutos locais

11.00h – Demonstração de cães de Pastoreio/Maneio

10.00h -12.00h – Actividades de Educação Ambiental

14.00h – 16.00h – Animação de rua com o grupo Pifaradas Zambumbadas dos Pastores da Serra da Estrela

14.00h-16.00h – Actividades de Educação Ambiental

15.30h – Garraiada

17.00h – Visionamento do documentário “ Ainda há Pastores?”

20.00h – Baile pela noite fora
E ainda:
dia 13,
31ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens
PROGRAMA
9h00m- Recepção dos participantes
9h30m- Sessão de Abertura Moderador – Carlos Carmona Belo (INRB/L-INIA Santarém)10h00m -O papel das pastagens em sistemas de agricultura de zonas marginais – David Crespo(Fertiprado)
10h30m - Análise global do PAPCAM (Projecto Agro Pecuário da Cooperativa Agrícola de Mértola) - José da Silva Parreira (ex-gestor do PAPCAM)
11h00m – Pausa para café com degustação de mel, doces e bolos de Mértola11h20m - Produtos estratégicos para a economia local - Seita Coelho (INRB)
11h50m – A PAC e as actividades baseadas na produção pratense: o caso do sequeiro no Sul do Baixo Alentejo - João Madeira (Eng. Agrónomo)
12h20m – Debate12h50m – Almoço
14h30m – Partida para as visitas de campo:Monte do Vento (apresentação do projecto RUMUS- Cristina Caro)Sociedade Agrícola Vargas Madeira Lda
17h30m – Encerramento

7 comentários:

  1. Não percebi como se pode fazer uma iniciativa destas onde a Coop Agric do Guadiana, a Câmara Municipal de Mértola a Junta de Freguesia de Mértola não estivessem como parceiras!!!
    Só um projecto político pode comportar tal aberração, da ADPM.
    Devemos juntar e não dividir como é a sua política.
    Vivemos numa zona despovoada por isso teremos que nos agregar á volta de um projecto.

    ResponderEliminar
  2. Porque seria que os cartazes a divulgarem esta iniciativa aa ADPM foram colocados nos placard do CDU?
    Será que a ADPM é CDU?
    Será que o CDU é a ADPM?
    Afinal que caldeirada é essa?

    ResponderEliminar
  3. o lema era "juntos somos mais".

    união nula!!
    este não é o unico evento onde a CM não participa, na feira do vale de açor é a mesma coisa. não é que a camara se negue a participar nestas iniciativas, o problema é que nem é convidada!!!!

    ResponderEliminar
  4. Pois eu estive no encontro, e ouvi a pessoa que dirigiu os trabalhos chamar a Câmara Municipal de Mértola e vi que ninguém estava a representar a Cãmara, vi eu e mais cerca de 80 ovinicultores, o que me parece pouco digno para a autarquia, a Cooperativa agricola ao contrário do que alguém aqui diz esteve presente, inclusivamente o seu presidente dirigiu com grande dignidade os trabalhos de uma sessão. Não sendo natural nem residente em Mértola, mas sinceramente acho que as instituições tem que se relaccionar umas com as outras e o Sr. Presidente de Câmara no caso de estar impedido de representar a mesma pelos seus afazeres devia ter nomeado alguém.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso vi na Corte Gafo o Sr Presidente da Câmara, e ouvio a dizer que a Câmara não tinha sido convidada para participae nesse evento, simplesmente lhe tinha sido pedido e disponibilizado a Escola e o Autocarro para o transporte do pessoal.

    ResponderEliminar
  6. gostaria de alertar o leitor pouco atento para o facto do cartaz promocional do evento bem como nos convites constar a referncia da camara municipal de Mértola, junta de freguesia de Mértola e cooperativa agricola de Mértoa, antes de criticar certifique-se do que está a escrever.
    o sr. rui esteve presente na sessão de abertura a camara não esteve presente porque assim o entedeu a cadeira para o sr. presidente estava lá, tinha identificador e um copo de água, ficou por preencher. sim somos pequenos mas nas atitudes.

    ResponderEliminar
  7. Estavam várias cadeiras vazias, segundo rezam os ditados os gulosos só se convindam em cima da hora!!!!

    ResponderEliminar