segunda-feira, 14 de junho de 2010

PCP de Mértola contesta encerramento de escolas no concelho

O PCP de Mértola repudia a intenção do Governo de encerrar as escolas do primeiro ciclo do ensino básico que sejam frequentadas por menos de 21 alunos, o que poderá afectar quatro estabelecimentos no concelho (Penilhos, Corte do Pinto, Mina de São Domingos e São Miguel do Pinheiro). Em nota de imprensa, os comunistas mertolenses acusam o Ministério da Educação de estar a tomar uma “medida economicista” que se for aplicada no concelho será “caricata”, dado que nos últimos anos foi feito um forte investimento nos centros educativos.
Em declarações à Rádio Castrense, Miguel Bento, do PCP, lamenta “silêncio” da Câmara e do PS, apelando a que “todos os que estão directa ou indirectamente ligados ao processo educativo” no concelho se insurjam “contra esta decisão do Ministério da Educação”.
Na resposta, o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, diz à Rádio Castrense que tendo Mértola um parque escolar “estabilizado”, a autarquia irá opor-se ao encerramento de escolas no concelho. in radiocastrense.net
Escolas em vias de encerrar no Agrupamento de Mértola:
E.B.1 de Penilhos - 12 alunos
E.B.1/J.I. de Corte do Pinto - 15 alunos
E.B.1/J.I. de Mina de S. Domingos - 15 alunos
E.B.1/J.I. de S. Miguel do Pinheiro - 12 alunos