...Mértola à deriva, fazes cá falta!
Um Texto de Rosário Narciso
Há 1 semana
Antes de Mértola/Fora de Mértola
A Casa das Artes Mário Elias, em Mértola, apresenta a partir de amanhã, dia 30 de Junho, a exposição de pintura “Apontamentos” do artista Carlos António.
Na praia fluvial da tapada grande, na Mina de S. Domingos, em Mértola, já começou a época balnear. A autarquia revela que foram feitos investimentos ao nível do melhoramento dos equipamentos de apoio ao bar. O espaço tem este ano uma nova concessão. A Câmara procedeu também à substituição do areal. À semelhança de outros anos a autarquia continua a investir naquele espaço por forma a atrair cada vez mais visitantes, afirma Jorge Rosa, presidente da autarquia. in radiopax.com
A Assembleia Intermunicipal da associação de municípios dona do "Diário do Alentejo" decidiu quinta-feira, 24, encarregar o Conselho Directivo de apresentar uma proposta com várias soluções para o futuro do jornal para ser discutida por aquele órgão. "Deliberámos, por unanimidade, encarregar o Conselho Directivo de apresentar à Assembleia Intermunicipal uma proposta fundamentada com variantes e respectivas implicações" para o futuro do jornal, disse à Agência Lusa o presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL), Vítor Proença. O também presidente da Câmara de Santiago do Cacém (CDU) falava no final de uma reunião da Assembleia Intermunicipal da AMBAAL, que decorreu hoje em Beja e tinha na ordem de trabalhos, por sugestão do Conselho Directivo, a discussão da eventual privatização do Diário do Alentejo. Na proposta, que será discutida pela Assembleia Intermunicipal, precisou, poderão constar "variantes" avançadas na reunião de hoje como "manter tudo como está", "pura e simplesmente acabar com o Diário do Alentejo", vender o jornal ou "porventura constituir uma sociedade" de capitais mistos, públicos e privados, "que venha a adquirir" o título. Será uma proposta com "um conjunto de soluções que devem ser colocadas à discussão e não apenas a fixação numa única solução, que foi aquilo que aconteceu hoje", disse. Na reunião, "decidimos que não estavam reunidas as condições para adiantar qualquer uma das propostas que os vários municípios entendem que podem ser soluções", como a eventual privatização, disse Vítor Proença. Assim, continuou, "concluiu-se que o Conselho Directivo deve apresentar uma proposta fundamentada que permita à Assembleia Intermunicipal decidir plenamente qual será o futuro do Diário do Alentejo" e "com a noção de que se trata de um jornal de grande importância para todo o Alentejo". Um jornal "com pergaminhos, um percurso, uma história e que, naturalmente e como outros títulos, tem os seus problemas", disse, defendendo que os 18 municípios que integram a AMBAAL "devem ser chamados a pronunciar-se" sobre o futuro do jornal "na base de uma proposta concreta". Em declarações à Lusa, o presidente do Conselho Directivo da AMBAAL, Jorge Pulido Valente, baseando-se num parecer jurídico, explicou que a privatização do Diário do Alentejo, sugerida por aquele órgão, "não é possível". Como tal, acrescentou o também presidente socialista da Câmara de Beja, o Conselho Directivo da AMBAAL deverá discutir, na sua próxima reunião, a proposta a apresentar à Assembleia Intermunicipal. in correioalentejo.com
Regimento de Infantaria 3, inicia no próximo dia 1 de Julho o patrulhamento dos concelhos de Mértola e Moura, no reforço das medidas de prevenção contra incêndios, acções englobadas no “Plano Vulcano”.
NÃO VÃO ENCERRAR ESCOLAS NO CONCELHO DE MÉRTOLA, informa oficialmente a Direcção Regional da Educação do Alentejo. Este desfecho positivo, foi uma demonstração da capacidade da autarquia em se fazer ouvir, apresentando os argumentos necessários, numa atitude sensata, ponderada e consistente de quem quer o melhor para as nossas crianças, para as nossas populações, para o nosso concelho. in mertola-concelho.blogspot.com
A filha do presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Rocha da Silva, foi a candidata seleccionada, no âmbito de um concurso público, para preencher o cargo de técnico superior de engenharia civil na autarquia alentejana. A presidir ao concurso estava outro familiar do autarca, também responsável pelos Recursos Humanos, o primo Carlos Rocha, apurou o Correio da Manhã.
Arranca nesta quarta-feira, 23, as Festas da Vila de Mértola que, este ano, voltam a ter três grandes espectáculos musicais no Cais do Guadiana. Encontro anual das gentes daquele concelho, os festejos apresentam uma programação rica em actividades desportivas, recreativas e culturais, mas são sobretudo um lugar de encontro entre todos os mertolenses e centenas de forasteiros que visitam a vila nesse período. Este ano, a Câmara Municipal preparou um programa com três concertos diferentes. O primeiro, mais popular, contará com a presença de Quim Barreiros na noite desta quarta-feira, 23, véspera do feriado municipal – Dia de S. João.
O deputado do Partido Comunista Português (PCP), eleito por Beja, voltou a questionar o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre a conclusão do IC27 – Troço Alcoutim – Albernoa.
Caçadores alentejanos satisfeitos com “relação” com autarquias do Campo Branco
O PCP de Mértola repudia a intenção do Governo de encerrar as escolas do primeiro ciclo do ensino básico que sejam frequentadas por menos de 21 alunos, o que poderá afectar quatro estabelecimentos no concelho (Penilhos, Corte do Pinto, Mina de São Domingos e São Miguel do Pinheiro). Em nota de imprensa, os comunistas mertolenses acusam o Ministério da Educação de estar a tomar uma “medida economicista” que se for aplicada no concelho será “caricata”, dado que nos últimos anos foi feito um forte investimento nos centros educativos.
Um estudo realizado pelo INTEC - Instituto de Tecnologia Comportamental e pelo semanário “Sol” aponta Serpa como o 2.º melhor município para se viver. A avaliação feita assentou em áreas como Ambiente, Acessibilidades e Transportes, Diversidade e Tolerância, Economia e Emprego, Ensino e Formação, Felicidade, Saúde, Segurança, Turismo Cultura e Lazer, Urbanismo e Habitação. De acordo com o estudo Serpa “tem a melhor qualidade de habitação, tendo em conta as necessidades do agregado familiar; é o concelho com a menor taxa de criminalidade e maior percepção de segurança e existe a maior proporção de população que anda a pé”. Na primeira posição aparece S. João da Madeira.
Em mais uma jornada de promoção e divulgação da Vinipax 2010 e na prossecução dos eventos integrados na insígnia “Beja Cidade do Vinho” decorre, no dia 2 de Julho, uma prova comentada de vinhos seguida de jantar vínico, na Pousada da cidade. A prova e o jantar são abertos à comunidade, mediante o pagamento de uma prestação individual e a lotação do espaço limita as inscrições a 30 participantes. A prova comentada de vinhos inicia-se às 19h30 com a participação de enólogos e representantes das herdades do Pinheiro, Ferreira do Alentejo, Costa Candeias e Godinho, Pias, Casa Agrícola Santos Jorge, Moura, Herdade dos Lagos, Vale de Açor de Cima-Mértola, Herdade Rocim, Cuba, e Herdade dos Grous, de Beja. Segue-se, às 21h00, o jantar vínico.
O Município de Beja apresentou, na última sexta-feira, em reunião com todos os trabalhadores, um Programa de Contenção e Recuperação 2010. Em Nota de Imprensa a autarquia realça que desta forma pretende “responder proactivamente ao cenário actual”.
Com o objectivo de promover, incentivar e dinamizar o comércio local, tornando-o mais apelativo, a Câmara Municipal de Mértola e a Associação Comercial do Distrito de Beja, no âmbito do programa MODCOM, promoveram o Concurso de Vitrinismo alusivo ao Dia Mundial da Criança, que decorreu de 24 de Maio a 7 de Junho, em Mértola.
A empresa La Sabina, proprietária das minas de São Domingos, e o Ministério da Administração Interna (MAI) oficializaram esta quarta-feira, 2, um protocolo para a instalação de equipamentos SIRESP – Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal nos terrenos do antigo complexo mineiro, agora em vias de ser convertido em infra-estrutura turística.
A Biblioteca Municipal de Mértola promove a 18 de Junho, às 21h00, um peddy paper com livros, aberto a todos que queiram passar um serão animado com muitas surpresas.
A praia fluvial da Tapada Grande, na Mina de São Domingos, está preparada para mais uma época balnear, altura em que são esperados muitos visitantes.
Segundo dados recolhidos na Internet, a Estradas de Portugal, E.P. vai proceder, nos próximos meses/anos, à requalificação de pontes e pontões no concelho de Mértola, num valor total de 1 milhão e 300 mil euros. Entre elas está a requalificação e alargamento da via da ponte sobre a Ribeira de Oeiras e a requalificação da ponte sobre a Ribeira de Terges e Cobres.