sexta-feira, 28 de maio de 2010

Câmara de Ourique avança com Plano de Austeridade

A Câmara de Ourique vai avançar com um Plano Municipal de Austeridade e Contenção.
As medidas prevêem um corte de 5% no vencimento de Presidente de Câmara, de 25% nos gastos do seu gabinete, o cancelamento do processo de aquisição de viatura para uso oficial e uma redução de 50% nos fundos de maneio do Gabinete de Apoio à Presidência.
Do Plano Municipal de Austeridade e Contenção constam ainda um conjunto de 30 medidas de redução da despesa, das quais se destacam: o cancelamento das actividades culturais e desportivas consideradas não prioritárias e regulares; a suspensão da Agenda Cultural “Ourique Vivo”; a redução das horas extraordinárias; o cancelamento dos processos de contratação de pessoal; a revisão dos apoios pontuais e regulares ao movimento associativo; a revisão dos processos de investimento público, nomeadamente, os que não estão abrangidos pelos compromissos no âmbito do QREN; a redução dos gastos com comunicações; a redução dos gastos com transportes de serviço e colectivo, mediante novo regulamento de utilização e a redução dos custos.
Com estas medidas a autarquia prevê diminuir em cerca de um milhão de euros a despesa de funcionamento e de investimento prevista para 2010 e 2011, revela Pedro do Carmo, presidente do município de Ourique. O autarca lembra que à actual conjuntura económica e financeira juntam-se as dívidas herdadas e os prejuízos resultantes das intempéries do último inverno. in radiopax.com