quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Câmara de Mértola vai recuperar o histórico Mercado Municipal


A Câmara Municipal de Mértola vai investir mais de meio milhão de euros na recuperação do histórico Mercado Municipal. A reabertura está prevista para Janeiro de 2011.
Visando a recuperação do histórico Mercado Municipal, a Câmara de Mértola lançou o concurso público para a recuperação da infraestrutura, onde serão investidos mais de 500 mil euros, uma obra que a autarquia da “Vila Museu” acreditar estar concluída até ao final do próximo ano.
Jorge Rosa, presidente da edilidade mertolense, refere que o espaço vai receber “uma intervenção que lhe mudará a actual face”, referindo que entre outras, será alterado actual restaurante, “criando um povo espaço panorâmico”, com vista para o rio Guadiana.
Apesar das “grandes dificuldades” de acesso, por se situar junto à principal artéria da vila e no acesso ao Centro Histórico, o autarca acredita ser possível “inaugurar o novo mercado” no início de 2011.
O mercado conheceu os seus tempos áureos até finais dos anos sessenta, face à existência de um matadouro de gado em Mértola e à presença, quase diária de vendedores de peixe vindos de Vila Real de Santo António, além de que já que no edifício fronteiro funcionava a prisão. in vozdaplanicie.pt

Feliz Natal!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Jovens resgatados de helicóptero em Castro Verde

Três jovens ficaram na madrugada desta quarta-feira, 23, isolados, no cimo de uma árvore, depois da viatura em que seguiam ter sido apanhada pela corrente provocada pela subida do nível da água da ribeira dos Geraldos, no concelho de Castro Verde.A situação exigiu a intervenção do helicóptero da Autoridade Nacional da Protecção Civil estacionado em Loulé, tendo os jovens sido transportados ao Centro de Saúde Castro Verde.“Agora estão bem”, adiantou à Rádio Castrense o vice-presidente da Câmara de Castro Verde, António João Colaço, que é também o responsável pela Protecção Civil no concelho.A chuva e o vento forte marcaram a madrugada no município, provocando o corte de estradas (a Nacional 2, o IP2 e alguns caminhos municipais), sendo que algumas habitações na vila de Castro Verde tiveram pequenas inundações, que foram resolvidas de imediato. in radiocastrense.net

Câmara Municipal de Moura lidera projecto de regeneração urbana

A Câmara Municipal de Moura rubricou com a Inalentejo, um contrato de financiamento para a Regeneração do Centro Histórico da cidade, um projecto onde serão investidos mais de 9 milhões de euros, 4,3 milhões dos quais relativo à comparticipação do FEDER.
A Câmara Municipal de Moura assinou com a Autoridade de gestão do INALENTEJO, um contrato de financiamento relativo à parceria para a Regeneração Urbana do Centro Histórico da cidade, em que o montante do FEDER aprovado foi de 4,3 milhões de euros, para uma obra cujo investimento é superior a 9 milhões de euros.
A autarquia assinou já este ano um protocolo com diversas entidades, beneficiárias e não beneficiárias, constituindo a Parceria Local para o desenvolvimento do programa, sendo 35 as intervenções previstas devendo o plano de trabalhos prolongar-se até 2012. A aprovação da Regeneração Urbana do Centro Histórico de Moura vem complementar outras acções em curso, entre elas as do projecto Moura – 3000 anos de história.
Santiago Macias, vereador da autarquia da cidade mourense, revelou que “o projecto possui uma forte componente social”, já que a Câmara de Moura considera “fundamental a fixação da população e a melhoria das condições de vida” nos bairros mais antigos da cidade.
A Câmara de Moura, entidade promotora do Programa de Acção, será responsável pela requalificação urbana e paisagística do centro Histórico, pela criação/requalificação de espaços para actividades económicas, pela qualificação social, por equipamentos de dinamização cultural, e por um dispositivo de gestão e comunicação do projecto. As entidades não beneficiárias são a Lógica, EM, a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho e o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. in vozdaplanicie.pt

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Seis novos lares vão nascer no Baixo Alentejo...

...nenhum deles se situa no Concelho de Mértola, porquê? não necessitamos?

O Programa Operacional do Potencial Humano aprovou a construção de seis novos lares de idosos no Baixo Alentejo, três no concelho de Odemira, dois no concelho de Vidigueira e um no concelho de Moura.
O anuncio foi feito, à Lusa, pelo director do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, de acordo com José Guerra estes projectos vão ter um financiamento público de cerca de 4 milhões e meio de euros.
José Guerra, em declarações à Voz da Planície, deu ainda conta que estes lares vão criar 235 novas vagas.
Entretanto não foram aprovadas candidaturas de sete instituições dos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Beja e Serpa. José Guerra afirmou que o critério da taxa de cobertura de lares de 3ª idade foi fundamental e apontou como exemplo Vidigueira e Odemira. José Guerra considerou ainda que o distrito de Beja, no que toca à criação de lares, tem sido discriminado mas pela positiva. in vozdaplanicie.pt


Algumas perguntas:

E Mértola está com uma boa cobertura??

Não se candidatou porquê?
pelo que já foi dito, candidatou-se...
Onde pára o lar das 5 freguesias?
...e o lar vem ai! espero que sim.
Onde tencionam ir buscar o financiamento?

Santiago Macias em regime de não permanência na Câmara de Moura

No passado dia 11 de Dezembro, Santiago Macias comunicou aos trabalhadores da Câmara Municipal de Moura que “por razões de ordem pessoal deixará de ser vereador em regime de permanência da Câmara Municipal”.O vereador eleito pela CDU em entrevista à Rádio Pax afirmou que “manter-se-à, contudo, como vereador”, pois foi um compromisso que assumiu com o eleitorado do concelho de Moura e com o partido e que respeitará na íntegra. O facto de assumir um lugar de investigador na Universidade de Coimbra é a principal razão que está por trás desta decisão. Contudo, Santiago Macias afirma que esse lugar não o afastará de Moura, nem dos projectos do concelho. Continuarei a ter as mesmas responsabilidades e manterei a continuidade do trabalho político”, acrescenta o investigador.Santiago Macias, desde o dia 15 de Dezembro mantém o cargo de vereador da Câmara de Moura, mas em regime de não permanência, sem vencimento, “mas assegurando o normal funcionamento dos pelouros que tem à sua responsabilidade”. in radiopax.com

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Projecto de gestão de habitat mediterrânico apresentado em Barrancos e Mértola

O Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) em parceria com Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC), Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e ainda com o apoio da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) está a promover um projecto VALLIA com vista à gestão de habitat mediterrânico. Trata-se de uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO.Vallia é hoje apresentado em Barrancos, amanhã em Mértola e é um projecto de gestão de habitat que pretende contribuir para a recuperação de habitats favoráveis à presença de lince-ibérico e para a divulgação de práticas de gestão adequada do matagal mediterrânico. No Vallia estão previstas acções de intervenção em habitats localizados no Parque Natural e Sítio de Importância Comunitária do Vale do Guadiana, em Zonas de Caça Turística, Associativa e Não-Caça; reuniões/encontros de trabalho e visitas organizadas a estas acções, em que os agentes locais interessados em partilhar as suas experiências de gestão do matagal mediterrânico poderão participar; - a publicação, no final do projecto, de um Manual de Boas Práticas.Hoje a apresentação do projecto tem lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barrancos e amanhã, sexta-feira na sede do Parque Natural do Vale do Guadiana, Centro Polivalente de Divulgação da Casa do Lanternim em Mértola. in radiopax.com

Lince ibérico: Alentejo poderá acolher animais dentro de "três a quatro anos" - ICNB
20-Dez-2009
O presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) revelou hoje que o Alentejo poderá receber linces ibéricos dentro de “três a quatro anos”, desde que sejam criados habitats naturais para o efeito.
“No espaço de três a quatro anos poderemos ter linces ibéricos no Alentejo, depende de como irá decorrer o projecto que estamos a desenvolver nesse sentido”, disse Tito Rosa à agência Lusa. O projecto Vallia integra um plano de gestão de habitat, concebido e implementado em parceria com proprietários, produtores florestais, agricultores, caçadores, organizações não-governamentais de desenvolvimento e de ambiente e a administração pública. Tem como finalidade contribuir para a recuperação de habitats favoráveis à presença de lince ibérico, valorizar a troca de experiências e o envolvimento de agentes locais na recuperação destes habitats e divulgar práticas de gestão adequada do matagal mediterrânico. Para que isso seja uma realidade, estão a decorrer várias reuniões com um conjunto de entidades para iniciar uma estratégia de intervenção em habitats localizados nas regiões de Portalegre, Vale do Guadiana, Mourão (Évora) e Barrancos (Beja).
“Estamos a mostrar aos proprietários, agricultores, caçadores, entre outras entidades, como se pode criar estes habitats sem perder rendimento, antes pelo contrário. Este projecto é interessante, uma mais-valia para todos”, sublinhou o responsável do ICNB. De acordo com os responsáveis, estas zonas do Alentejo podem ser eleitas para acolher linces ibéricos pelas “características” de vegetação, fauna e flora que apresentam. Esta iniciativa do ICNB está inserida no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O investimento ascende a 330 mil euros, tem co-financiamento do FEDER (em cerca de 200 mil euros) e apoio do INALENTEJO. O projecto teve início em Setembro deste ano e terminará em Agosto de 2011.
“O programa tem a duração de dois anos, mas vai ter que ser um trabalho continuado e era bom que ao fim de três anos tivéssemos um território no Alentejo, com mais de 10 mil hectares, para receber os linces”, declarou Tito Rosa. Para que a presença do lince ibérico venha a ser uma realidade no Alentejo, deverão ser instalados abrigos, comedouros e bebedouros para coelho bravo, a espécie-presa do lince-ibérico, nas diversas regiões eleitas para acolher o projecto. A criação de clareiras, a instalação de sementeiras, a recuperação da vegetação ribeirinha, a implementação de sebes e de comunidades arbustivas e a reprodução e repovoamento de coelho bravo, são outros factores a ter em conta. O ICNB tem como parceiros neste projecto a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC) e Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e ainda o apoio da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). in radioportalegre.pt

Compre cá!

Vencedores:
Concurso publicitário autorizado pelo Governo Civil de Beja n.º 3/2009

1.º Prémio - vale “Vila Galé Romântico” ou similar + dois passes “Vila Galé Total” ou similar, para duas pessoas, no valor de 400 €, a ser gozados nas unidades Vila Galé Ericeira ou Vila Galé Albacora (Tavira), em qualquer altura do ano excepto Julho e Agosto.
Francisca Severo
2.º Prémio - Vale “Vila Galé Aventura” ou similar, para duas pessoas, a ser gozado na unidade hoteleira Vila Galé Clube de Campo, em qualquer altura do ano excepto reveillon, no valor de 300€.
Lucilia Salvador Monteiro
3.º Prémio - Vales de compras nas lojas aderentes, no valor de 150 €
Anabela Santos
4.º Prémio - Vales de compras nas lojas aderentes, no valor de 100 €
Judite Maria Cipriano
5.º Prémio -Vales de compras nas lojas aderentes, no valor de 75€
Gregório Lourenço Lopes Capelo
6.º Prémio -Vales de compras nas lojas aderentes, no valor de 75€
Nádia Alexandra Martins
7.º Prémio -Vales de compras nas lojas aderentes, no valor de 75€
Antónia Raposo Cavaco Mestre

Os estabelecimentos onde se realizaram as compras que deram origem aos cupões vencedores foram os seguintes:
1.º - Farmácia Pancada
2.º - Farmácia Pancada
3.º - Novimoda, de Maria Alice Lourenço
4.º - Sapataria Rolha
5.º - Sapataria Pedro
6.º - Cantinho da Mulher
7.º - Supermercado GI – Sul Alimentaria, Lda

Sorteio realizado no dia 11 de Janeiro de 2010, pelas 19:00, com a presença de um representante do Governo Civil de Beja.

6.0!

Forte abalo de 6,0 na escala de Richter fez-se sentir em todo o país, Espanha e Marrocos
Um forte abalo sísmico fez-se hoje sentir na cidade de Beja por volta da 01h:37.20m.
O abalo sentido em toda a região deixou assustada a população pela forte intensidade do mesmo.
Não são conhecidos estragos provocados pelo abalo que atingiu a magnitude de 6,0 na escala de Richter e teve o epicentro a SW do Cabo de S. Vicente, a 100km da costa portuguesa e é considerado o maior dos últimos 40 anos!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Resialentejo apresenta candidatura para optimização do sistema de recolha selectiva

A Resialentejo apresentou ao INALENTEJO uma candidatura para melhoria do sistema de recolha selectiva de resíduos. O investimento ronda os 752 mil 328 euros e prevê a colocação de 25 ilhas de ecopontos subterrâneas nos 8 municípios associados, “promovendo deste modo o aumento do número de ecopontos na região e complementarmente o volume de armazenamento de resíduos por ecoponto”, frisa a empresa intermunicipal.Em Almodôvar está prevista a instalação de 2 ecopontos, em Barrancos 1, em Beja 9, em Castro Verde 2, em Mértola 2, em Moura 4, em Ourique 1 e em Serpa 4. As ilhas de ecopontos dos concelhos de Moura e Serpa já se encontram em pleno funcionamento. As ilhas previstas para o concelho de Beja deverão começar a receber resíduos até final do ano. António João Colaço sublinha que a optimização do sistema vai permitir o aumento da reciclagem. O presidente da Resialentejo espera ter os 25 ecopontos instalados no final do primeiro trimestre de 2010. in radiopax.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Jornadas Parlamentares do PS

O grupo parlamentar do PS reúne-se entre hoje e quarta-feira em Beja, nas jornadas parlamentares com o tema desenvolvimento regional, competitividade e sustentabilidade.Os ministros da Economia Vieira da Silva, e das Obras Públicas António Mendonça, são presenças confirmadas nestas jornadas.Luís Ameixa, deputado e Presidente da Federação afirma que “as Jornadas são um momento muito importante de discussão das políticas do PS e das estratégias que devem ser seguidas”.De acordo com o programa das jornadas o encontro começa ao final da tarde de hoje, pelas 18 horas, com a realização de visitas institucionais da direcção da bancada, ao Presidente da Câmara Municipal de Beja e Governador Civil do Distrito de Beja.Amanhã de manhã prosseguem as visitas, com os deputados socialistas divididos por cinco grupos, que irão passar por locais como as obras do novo aeroporto de Beja, as minas de Aljustrel e uma central de energia solar fotovoltaica, em Ferreira do Alentejo.A sessão de abertura das jornadas terá lugar apenas depois de almoço, com intervenções do presidente da federação de Beja do PS, Luís Pita Ameixa, do presidente da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente, e do líder da bancada socialista, Francisco Assis.Pelas 16:00 terá início o primeiro painel das jornadas parlamentares, dedicado à “Competitividade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional” e que contará com a participação do ministro da Economia, Vieira da Silva, e do ministro das Obras Públicas, António Mendonça.Depois de um período de debate, ao final da tarde terá lugar o segundo painel do encontro sobre “Cultura como factor de Desenvolvimento Regional”, com intervenções de Rui Horta, dinamizador da Associação Cultural “O Tempo e o Espaço”, e de João Carlos Santos, coordenador de Conservação e Restauro da Direcção Regional de Cultura do Norte.Já na quarta-feira, o dia arranca com o terceiro painel das jornadas relativo aos temas da agricultura, ambiente e desenvolvimento regional e que terá como convidados o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, e a secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidade, Fernanda Carmo.No último painel do encontro sobre “Administração do Território e coesão Nacional” irão participar o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Carlos Lage.Como já é tradição, as jornadas parlamentares do PS irão terminar com uma intervenção do secretário-geral do partido, José Sócrates. in radiopax.com
(Adenda)
José Sócrates encerra Jornadas Parlamentares do PS
José Sócrates está hoje em Beja para encerrar as Jornadas Parlamentares do PS. O Primeiro-ministro é esperado às 12h45. “ Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento Regional” é o tema do painel que abre os trabalhos, às 10 horas. São interveniente Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e Fernanda Carmo, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidade.Às 11h30 está em debate a “Administração do Território e Coesão Nacional “ com António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Carlos Lage, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte. O encerramento está previsto para as 12h45. A economia e as acessibilidades das regiões foram temas em debate ontem nas Jornadas Parlamentares. Um dos painéis em discussão contou com a presença do Ministro da Economia, Vieira da Silva e António Mendonça, que tutela as Obras Públicas e Transportes. “Há que desenvolver um país mais coeso”, disse Vieira da Silva. O Ministro da Economia fez um balanço muito positivo da discussão acrescentando que prevê para o Alentejo um grande desenvolvimento a médio longo prazo”.António Mendonça, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações recusou falar com os jornalistas sobre as declarações do presidente da ANA, Guilhermino Rodrigues, que aponta para Setembro de 2010 a operacionalidade do Aeroporto de Beja. in radiopax.com
Jorge Pulido Valente lamenta o atraso da inauguração do Aeroporto que afirma não ser prejudicial
O Presidente da Câmara de Beja reage assim às palavras ontem proferidas pelo Presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, que afirmou serem necessários pelo menos mais nove meses para a total operacionalização do Aeroporto de Beja.Para Pulido Valente estes 9 meses “vão permitir desenvolver um conjunto de intervenções e projectos que possibilitarão uma actividade muito mais intensa da infra-estrutura”. in radiopax.com
Sousa Monteiro afirma que se houver vontade política é possível abrir aeroporto mais cedo
Sousa Monteiro, membro do primeiro Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) considera que o prazo de nove meses ontem anunciado para licenciamento do aeroporto de Beja pode ser encurtado. Em declarações à Rádio Pax o especialista em questões aeronáuticas realçou que este pode ser um prazo “razoável” mas “com um bocado de boa vontade política talvez se consiga agilizar as coisas de forma a encurtar esse período”. Sousa Monteiro não tem dúvidas que a região só tem a beneficiar com a entrada em funcionamento do aeroporto. in radiopax.com
José Sócrates defendeu criação de uma região Alentejo
O Secretário-geral do PS encerrou ontem as Jornadas Parlamentares do Partido Socialista que decorreram em Beja. José Sócrates reafirmou que a Regionalização é “indispensável e urgente”. O primeiro-ministro defendeu que o modelo deve assentar nas cinco regiões plano. O processo vai avançar depois de obtidos os “consensos políticos indispensáveis”, frisou José Sócrates enquanto defendeu a criação de uma única região Alentejo, contrariando as pretensões da Federação do Baixo Alentejo do PS que sustenta a necessidade de constituição de uma região Baixo Alentejo e Alentejo Litoral. O Secretário-geral do PS admite que a matéria não é unânime dentro do partido. Em sua opinião o modelo das cinco regiões é o que recolhe maior “consenso social e político”. A regionalização só “sairá do papel” se foram criadas cinco regiões administrativas, concluiu. Luís Pita Ameixa, presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, assegura que vai continuar a defender a criação de uma região Baixo Alentejo e Alentejo Litoral apesar de reconhecer que o modelo das cinco regiões é o mais consensual. Sobre as Jornadas Parlamentares, o deputado do PS realçou que se tratou de “um grande momento” para o Baixo Alentejo uma vez que foram discutidas não só questões de interesse nacional como matérias de relevo regional. Na apresentação das conclusões das Jornadas Parlamentares Luís Ameixa disse que o Baixo Alentejo “adorou” a visita dos deputados do PS. in radiopax.com
Beja ganhou “força política” afirma Jorge Pulido Valente
No final das Jornadas Parlamentares do PS Jorge Pulido Valente referiu que foi “reconhecida a importância da vitória do Partido Socialista na Câmara de Beja”. O presidente do município de Beja não tem dúvidas que a cidade “ganhou um outro espaço de intervenção política em termos nacionais”. Beja tem “outra voz, outra força política” que até aqui não tinha sublinhou Pulido Valente. O autarca assegura que a cidade tem hoje “outro poder reivindicativo”. Jorge Pulido Valente frisou ainda que, na sua intervenção e em contactos informais com os deputados do PS, apresentou um conjunto de preocupações que necessitam de uma “atenção especial” do Governo nas áreas da agricultura e do desenvolvimento económico. in radiopax.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

Pulo do Lobo nomeado para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal

A queda de água do Pulo do Lobo, no concelho de Mértola, e a Praia de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, integram os 800 locais naturais a considerar para o processo de votação das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, cujo levantamento foi efectuado pela New 7 Wonders Portugal.
Jorge Rosa, presidente da Câmara Municipal de Mértola, está “orgulhoso” de ter no seu concelho “esta maravilha da natureza”, que considera “única no País”. O autarca frisou ainda que “este acidente natural tem sido amplamente divulgado”, que “atrai muitos visitantes” e que “a autarquia vai formalizar a sua candidatura para as «7 Maravilhas Naturais de Portugal»”.
A Praia da Zambujeira do Mar também faz parte do levantamento efectuado para as sete maravilhas de Portugal. Recordamos que a sua costa está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Lembramos ainda que devido ao elevado número de candidaturas e ao interesse demonstrado, a organização decidiu alargar o prazo de candidaturas para as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” até ao dia 4 de Janeiro. Todas as que forem candidatadas serão depois apreciadas por um painel de 77 especialistas, cuja tarefa será chegar a uma lista de 77 locais naturais pré-finalistas. Posteriormente um painel de 21 personalidades irá escolher as 21 maravilhas finalistas, que serão apresentadas para votação pública a 7 de Março de 2010. Esta lista deverá incluir, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do País. A votação termina a 7 de Setembro do próximo ano, mês em que serão conhecidas também as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. in vozdaplanicie.pt

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Câmara e Associação comercial dinamizam comércio de Mértola

A Câmara Municipal de Mértola e a Associação Comercial do Distrito de Beja assinaram um protocolo com vista à dinamização do comércio tradicional da Vila-museu. A primeira acção que tem como lema Comércio Local – No centro da sua vida, teve início no dia 3 de Dezembro e contou com animação do Eixo Comercial de Mértola e distribuição de sacos, canetas e t-shirts pelos comerciantes e população da Vila. A segunda acção desta iniciativa decorre ao longo do mês de Dezembro e visa premiar os consumidores que fazem as suas compras no comércio local, através da distribuição de cupões e posterior sorteio de vários prémios, nomeadamente, vales de compras nas lojas aderentes e estadias em Portugal. As outras acções programadas serão o Dia da Mulher durante o mês de Março, a Feira do Mel, Queijo e Pão em Abril, a Loja da Terra em Maio, o concurso de vitrinismo em Junho e o Festival da Juventude em Julho.
Estas campanhas de dinamização do Comércio Local são apoiadas pelo MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio, com um investimento total é de 99.997 euros. in cm-mertola.pt

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Música do Mês

sábado, 5 de dezembro de 2009

Hoje há música no museu

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Estádios, grupos e calendário do Mundial'10

Os Estádios
Os Grupos
Grupo A: África do Sul, México, Uruguai,França
Grupo B: Argentina, Nigéria, Coreia do Sul, Grécia
Grupo C: Inglaterra, Estados Unidos, Argélia, Eslovênia
Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia, Gana
Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão, Camarões
Grupo F: Itália, Paraguai, Nova Zelândia, Eslováquia
Grupo G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Portugal (grupo da morte!)
Grupo H: Espanha, Suíça, Honduras, Chile
.
O Calendário (fase de grupos)Jogos de Portugal
Costa do Marfim – Portugal (15 Junho – Port Elizabeth)
Portugal – Coreia do Norte (21 Junho – Cidade do Cabo)
Portugal – Brasil (25 Junho – Durban)

Mundial 2010 - África do Sul

Logótipo do Mundial
A bola traz a inscrição "Jabulani", que em zulu significa "celebração" O leopardo "Zamuki" vai ser a mascote oficial do Mundial 2010 e pretende representar o povo, a geografia e o espírito dos sul-africanos.

Saídas e entradas

Bruno Nogueira saiu da RTP e foi para a TVI, "fazer" novelas (!), ao que parece, afinal, não vai fazer novelas! Nuno Markl saiu da Antena3 (RTP) e foi para a Rádio Comercial (Media Capital-TVI)
Miguel Sousa Tavares sai da TVI e vai para a SIC

Quem será o próximo?!

Artesanato de Francisco Marques na Casa das Artes Mário Elias

de 4 a 31 de Dezembro

30 Dias de Dezembro dedicada a Mértola

Clique no link para folherar a revista - www.30-dias.com

V Feria Agroganadera del Cerdo Ibérico y su Industria

José Soeiro questiona Governo sobre IC 27

José Soeiro quer saber se o Governo vai avançar com a construção dos troços do IC27 em falta. O deputado diz que seria uma medida importante para o desenvolvimento da região e para combater o desemprego.José Soeiro questionou o Governo, através de um requerimento ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre o IC27.
O deputado do PCP eleito por Beja começou por afirmar que esta via há muito que podia e devia estar concluído pois todos os estudos e projectos necessários foram há muito elaborados aguardando apenas decisão politica para a sua execução.José Soeiro lamenta que a execução desta via estruturante para os concelhos de Beja, Mértola, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, esteja a evoluir a passo de caracol. O deputado considera ainda que a conclusão deste projecto também seria importante para combater o desemprego que regista taxas elevadas nos dois distritos por onde passa esta via, por isso, quer saber quando poderão arrancar os troços do IC27 em falta. in vozdaplanicie.pt

PCP quer IC27 entre Beja e VRSA concluído
O PCP exortou esta quinta-feira, 3, o Governo a concluir "rapidamente" o Itinerário Complementar (IC) 27, entre Beja e Vila Real de Santo António, lembrando que os estudos e projectos necessários estão feitos e "só falta vontade política"."Na actual situação de flagelo social, sobretudo em distritos como os de Beja e Faro, a decisão de avançar rapidamente com a construção dos troços em falta do IC 27 seria uma decisão acertada", disse à Lusa o deputado comunista José Soeiro.Segundo o deputado, o IC 27, cuja construção "tem avançado a passo de caracol", "está construído entre Vila Real de Santo António e Alcoutim, mas faltam os troços entre Alcoutim, Mértola e Beja"."Há muito tempo que o IC 27 podia e devia estar concluído, porque todos os estudos de impacte ambiental e projectos necessários para a conclusão da via estão elaborados. Só falta vontade e decisão política", frisou o deputado eleito pelo círculo de Beja.José Soeiro falava a propósito da pergunta que dirigiu ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, para saber se e quando o Governo vai decidir arrancar com a conclusão do IC 27.O PCP quer também saber quando o IC 27 poderá estar concluído e quantos postos de trabalho poderiam ser criados com construção dos troços em falta. in correioalentejo.com

Cerca de mil autarcas escolhem dirigentes em Viseu

Cerca de mil autarcas dos 308 concelhos de Portugal reúnem-se hoje e amanhã em Viseu para eleger os dirigentes da Associação Nacional Municípios Portugueses.
Cerca de mil autarcas, dos 308 concelhos do país marcam presença hoje e amanhã, em Viseu, no XVIII Congresso da Associação Nacional Municípios da Portugueses, para elegerem os dirigentes associativos da instituição, que deverá continuar a ser presidida pelo social-democrata Fernando Ruas, presidente da Câmara anfitriã do encontro. O congresso é o órgão máximo da associação e decorre de dois em dois anos, mas apenas de quatro em quatro elege corpos directivos, tendo em conta os resultados das eleições autárquicas. Membro do Conselho Directivo da associação de Municípios, José Maria Pós-de-Mina, ouvido pela Voz da Planície, refere que vai “deixar o cargo” e passar para a Mesa do Congresso, justificando que “a autonomia, finanças locais e transferência de competências”, serão os temas que os autarcas deverão abordar de forma mais pormenorizada. No XVIII Congresso da Associação Nacional Municípios da Portugueses, marcam presença todos os presidentes de Câmara, os presidentes da Assembleia Municipal e um dos presidentes de Junta de cada um dos 308 concelhos do país. in vozdaplanicie.pt
Autarquias/Congresso: Autarcas preocupados com baixa execução do QREN
04 de Dezembro de 2009, 13:07
Viseu, 04 Dez (Lusa) - Vários autarcas mostraram-se hoje pessimistas em Viseu com o financiamento dos municípios, apontando a baixa execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) como uma das suas principais preocupações.
Na manhã do primeiro dia do congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes (PSD), fez votos para que, dos dois dias desta reunião magna de autarcas, saia "uma maior motivação e mobilização para as causas do municipalismo, dado que compete aos municípios a maior parte do investimento que se faz a nível nacional e a resolução dos problemas que diariamente afectam as pessoas".
O autarca lembrou a "fase de crise económica grande que o país vive" e o facto de o QREN ser, "eventualmente, a última oportunidade de Portugal obter fundos comunitários para ultrapassar o défice de desenvolvimento". in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10421593.html

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mina S.Domingos: Homem barricado ontem em casa com caçadeira. Entregou-se perto da meia-noite

Em Mina de São Domingos, concelho de Mértola, um homem de 30 anos, munido de uma caçadeira barricou-se na sua casa. O indivíduo rendeu-se à GNR cerca da meia-noite, depois de 10 horas de clausura.
Um individuo com cerca de 30 anos barricou-se em casa, armado, em Mina de São Domingos, concelho de Mértola, onde permaneceu até cerca da meia-noite, acabando por se render à Guarda Nacional Republicana que fez deslocar para a localidade um negociador, que terá levado o homem a entregar-se. Segundo apurou a Voz da Planície, o homem, filho de um antigo cabo da Guarda Fiscal, já aposentado, fechou-se em casa durante a tarde, numa altura em que no interior da residência se encontrava apenas a própria mãe, que acabaria por deixar sair. A casa onde o individuo se barricou fica localizada nas proximidades da Estação dos Correios, foi isolada por militares da GNR que, com o apoio de um negociador, conseguiram após várias horas que aquele se entregasse. Depois de ter permitido que a mãe deixasse o local, o homem permaneceu sozinho na residência , armado com uma caçadeira. Segundo um vizinho, o acto do jovem que trabalha numa empresa de segurança na zona de Brinches, terá a ver com “desavenças familiares”. A Voz da Planície aguarda a divulgação de mais pormenores sobre o caso, por parte do Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana. in vozdaplanicie.pt

Mértola: Homem barricado ameaçou suicidar-se ou matar alguém
O homem, de 39 anos, esteve nove horas barricado em casa, devido a divergências familiares. Ameaçava suicidar-se ou matar quem se aproximasse.
Um homem de 39 anos armado barricou-se quarta-feira em casa, na aldeia de Mina de São Domingos, concelho de Mértola, durante nove horas, ameaçando suicidar-se ou matar quem se aproximasse, disse hoje à Lusa fonte da GNR. Devido a alegadas "divergências familiares", o homem, que reside com os pais, barricou-se "por volta das 14h00", quando na residência estava apenas a mãe, que deixou sair, ficando sozinho, explicou o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, major José Candeias. A GNR deslocou para o local uma força que "confirmou que o homem estava barricado em casa, sozinho, armado com uma caçadeira e ameaçava suicidar-se ou matar quem se aproximasse", precisou o oficial. "No início, o homem não quis manter diálogo com a Guarda e recusava-se a sair de casa", contou o major, referindo que, perante as circunstâncias, a GNR isolou o local e "activou uma equipa de negociadores". "Através do diálogo e da persuasão", a equipa de negociadores conseguiu "convencer" o homem a terminar o protesto, o que aconteceu "por volta das 23h00", quando o homem "voluntariamente saiu de casa e entregou-se à força da GNR que estava no local", explicou.
O homem foi detido e é hoje ouvido no Tribunal de Mértola. in aeiou.expresso.pt

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"Uma Aventura no Pulo do Lobo" já está pronto e será, em 2010, o 52º livro da colecção

"Uma Aventura na Casa Assombrada" estreia-se amanhã e Ana Maria Magalhães fala das peripécias vividas com Isabel Alçada
(...) Quando Isabel Alçada foi nomeada ministra da Educação, receberam uma carta com dois votos: "Para que ela fizesse um bom lugar como ministra e que não se esquecesse de escrever 'Uma Aventura na Madeira', porque os Açores já têm uma e a Madeira não."E quem sabe se este leitor não verá o seu pedido atendido? Não seria o primeiro, já que as mães de "Uma Aventura" levam em conta as ideias dos fãs: "Deixamos as sugestões em stand by e depois vemos o que é possível fazer . Depois da Amazónia, que foi uma viagem cara, decidimos ficar por cá, mas queríamos um sítio original. Procurámos nas sugestões e vimos o Pulo do Lobo, um lugar realmente diferente, perto de Mértola. O rio Guadiana estreita e chama-se Pulo do Lobo porque um lobo conseguiria saltar para a outra margem. O rio fura um manto de rocha e parece uma coisa mágica." "Uma Aventura no Pulo do Lobo" já está pronto e será, em 2010, o 52º livro da colecção. in ionline.pt

STAL preocupado com intenções de despedimento e perseguições

STAL/BEJA manifesta, em nota de imprensa, a sua preocupação com afirmações e atitudes dos executivos camarários nas autarquias de Beja, Cuba e Almodôvar.
Segundo o sindicato, em Beja, através de um alarmismo despropositado em torno da situação financeira da Câmara que está a ser utilizado para encobrir futuros despedimentos de trabalhadores. Em Cuba e Almodôvar através da pressão e perseguição directa a trabalhadores candidatos em listas opositoras aos actuais executivos.
Diz esta estrutura que, “contrariando o que havia propagandeado em campanha eleitoral, o Executivo Camarário PS de Beja anunciou já, a coberto de supostas dificuldades financeiras da autarquia, poder vir a dispensar trabalhadores, não renovando os seus contratos e, sem razão aparente, suspendeu os Estágios Profissionais, mandando 16 estagiários para casa”.
O STAL condena ainda “a utilização abusiva e demagógica de tais supostas dificuldades financeiras, bem como a ligeireza com que o Executivo PS da Câmara anuncia a intenção de não renovar contratos, atitude que desde já está a causar instabilidade e apreensão junto dos trabalhadores da autarquia”.
Considerando que estão perante trabalhadores que desempenham funções de carácter permanente, o STAL considera preocupantes as informações que têm vindo a ser divulgadas pelo actual executivo camarário e desde já alerta para a necessidade de urgentemente serem concluídos os concursos gerais de admissão abertos pelo anterior executivo.
As preocupações do STAL não se ficam apenas pelo Município de Beja, já que também em Cuba e Almodôvar o sindicato sinaliza problemas.
Segundo o STAL, “apreensão e revolta é o sentimento que têm vindo a provocar as atitudes de pressão e perseguição perpetradas pelo Executivos Camarários, PSD de Almodôvar e PS de Cuba recém-eleitos, a trabalhadores da autarquia que fizeram parte de listas opositoras aos actuais executivos, nas últimas eleições autárquicas”.
Retirada de responsabilidades e de meios para o desempenho eficaz de funções, alterações de local de trabalho e alterações unilaterais de horários de trabalho, são algumas das atitudes verificadas, que o STAL considera ilegais e anticonstitucionais.
O STAL condena veementemente tais atitudes e declara que recorrerá a todas as formas para combater estes actos, seja através da denúncia, da mobilização dos trabalhadores para a luta ou do recurso aos tribunais.
Jorge Pulido Valente, autarca de Beja, começa logo por questionar-se se este é um comunicado do STAL ou do PCP e recusa as ideias expressas pelo sindicato.
António Sebastião, presidente da Câmara de Almodôvar, nega as acusações do STAL e considera que a divulgação da nota de imprensa foi uma atitude de “leviandade”.
Quanto ao autarca de Cuba, Francisco Orelha, preferiu não comentar o conteúdo do comunicado do STAL. in radiopax.com e vozdaplanicie.pt

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Semana do Voluntariado


I Encontro de Voluntariado de Mertola