terça-feira, 13 de abril de 2010

Museu de Mértola regista aumento de visitantes em 2009

Em 2009 o Museu de Mértola registou um aumento de visitantes, que ascendeu a 25 mil. A nível expositivo integrou mais dois núcleos museológicos, o Circuito de Visitas da Alcáçova e a Casa do Mineiro sendo, o primeiro marcado pela conclusão da intervenção de conservação, restauro e valorização dos mosaicos da Alcáçova e pela musealização das estruturas arqueológicas e, o segundo pelo Protocolo celebrado entre a Autarquia e a Fundação Serrão Martins.
A estratégia de trabalho delineada permitiu desenvolver de forma coerente e segura as principais funções museológicas inerentes a qualquer instituição conhecedora do seu acervo - a investigação, a conservação, a educação e a divulgação -, atitude que se reflecte claramente na quantidade e qualidade dos trabalhos académicos realizados sobre o Museu e seus objectos, no número de visitantes e na receita de bilheteira.
Para optimizar resultados é factor determinante o conhecimento dos públicos do Museu de forma a potenciar a melhoria do serviço prestado e adequar novas acções e projectos. Os dados de que dispomos são ainda insuficientes mas permitem-nos já fazer uma análise por nacionalidades, por género e pela avaliação da satisfação através de inquérito, o que permite aferir as impressões, expectativas, sugestões e necessidades dos visitantes e recorrer a novas estratégias de atendimento, orientação de visitas e implementação de acções que potenciem o aumento do grau de satisfação e a diversificação, quantitativa e qualitativamente, dos públicos do Museu de Mértola.
O total de visitantes de Mértola é-nos dado pelo número global de entradas no Castelo (local mais visitado do Circuito Patrimonial de Mértola) que, para o ano de 2009, foram de 25.587. Em termos do Museu os núcleos mais visitados são a Torre de Menagem com um total de 9.781 entradas, o núcleo de Arte Islâmica com 7.606 e a Alcáçova com 5.592. Comparativamente com 2008, e mesmo com anos anteriores, regista-se um acréscimo de visitantes do Museu de Mértola, claramente traduzido no aumento da receita de bilheteira do Museu, que atingiu em 2009 o seu valor mais elevado. Este acréscimo na receita está directamente relacionado com o esforço que tem sido desenvolvido pelo Museu no sentido de responder a todas as solicitações de visitas guiadas, inclusive aos fins-de-semana, e na abertura permanente ao público de todos os núcleos museológicos, o que conduziu a um afluxo de visitantes mais ou menos constante ao longo do ano, com períodos de afluência mais baixa (Janeiro, Fevereiro, Junho e Julho) e de afluência mais elevada (os meses de Março, Abril, Maio e Agosto), perfeitamente identificados.
Para a Autarquia o esforço de abertura permanente do Museu implica um aumento em termos da despesa com pessoal e manutenção, aspecto claramente minimizado quando se pensa nas vantagens para o Concelho de Mértola tendo em conta que, o circuito patrimonial de Mértola, onde se inclui o Museu de Mértola, continua a ser um importante pólo de atracção que contribui claramente para o desenvolvimento local. in cm-mertola.pt

2 comentários:

  1. grande aumento de visitantes??e onde param essses visitantes??devem ser da geração invisivel,,já que não se nota em mertola esse aumento,,,ou serei eu cego??

    ResponderEliminar
  2. tivemos mais em 2009 pois houve festival islamico, este anos serão sem duvida menos . desafio a camara a mostrar os resultados em 2011 sobre 2010. veremos .

    ResponderEliminar